"Redes Sociais: portais de verdade e de fé; novos espaços de evangelização", este é o título da mensagem para o 47ª Dia Mundial das Comunicações Sociais, a ser comemorado no dia 12 de maio de 2013, divulgada no último dia 24 de janeiro.
Como o título sugere, Sua Santidade reconhece as redes sociais como mais uma oportunidade de evangelizar os povos. O Papa admite que muitos são os propósitos buscados pelos usuários destas redes, desde construir relações até partilhar conhecimentos, e faz um apelo a nós, cristãos que utilizam as sedes sociais, para que o façamos com respeito, cuidado, responsabilidade e empenho pela verdade.
Ressalta também que "se a Boa Nova não for dada a conhecer também no ambiente digital, poderá ficar fora do alcance da experiência de muitos que consideram importante este espaço digital.". Assim, ele destaca a capacidade destes meios de comunicação de partilhar o evangelho não só pela palavra escrita, mas também por imagens e sons, bem como de propiciar a comunhão entre os catolicos de todo o mundo e de facilitar a partilha de recursos espirituais e litúrgicos.
Um dos maiores desafios do cristão nas redes sociais é ser autêntico e partilhar a sua fé não somente com palavras, mas sobretudo com o seu testemunho, usando-as também como fator de desenvolvimento humano ao envolver aqueles que estão longe da fé ou promover experiências de comunidade fora do ambiente virtual.
O Santo Padre afirma ainda que "A aparição nas redes sociais do diálogo acerca da fé e do acreditar confirma a importância e a relevância da religião no debate público e social. (...) Sempre e de qualquer modo que nos encontremos com os outros, somos chamados a dar a conhecer o amor de Deus aos confins da terra."
Nenhum comentário:
Postar um comentário