terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Cinzas, Quaresma e CF 2013



Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma e da CF 2013

          Amanhã é quarta-feira de Cinzas e, como de costume, será celebrada missa na Igreja Matriz de Chorozinho a partir das 19h. Este dia marca o começo do período quaresmal que se estenderá até o Domingo de Ramos, este ano celebrado em 24 de março. No Brasil é também a abertura oficial da Campanha da Fraternidade, organizada pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), que nesta edição apresenta o tema: Fraternidade e Juventude.
         As cinzas que serão traçadas em forma de cruz em nossas testas nos lembram de que somos pó e ao pó retornaremos, ao mesmo tempo em que nos convidam a nos converter e crer no evangelho, sobretudo na Quaresma que ora se inicia.
         Nos quarenta dias que se seguirão somos exortados a viver a oração, o jejum e a caridade de maneira plena como forma de reconhecer nossa pequenez e, no arrependimento sincero dos nossos pecados, convertermo-nos. Este período simboliza a espera pela ressurreição de Jesus Cristo e nos concede a esperança de um dia sermos também nós merecedores de ressuscitarmos na Glória de Deus eternamente. Biblicamente, remonta aos 40 dias do dilúvio, 40 anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, 40 dias e Moisés e de Elias na montanha, 40 dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública e aos 400 anos que durou o exílio dos judeus no Egito.
       A cada ano, no período quaresmal , a CNBB propõe a vivência da Campanha da Fraternidade sempre voltada a um tema relevante da sociedade. Em 2013, também influenciado pela JMJ a realizar-se no Rio de Janeiro, a Igreja Católica no Brasil se volta para a juventude. Em sua 50ª edição, apresentando o lema “Eis-me aqui, Envia-me.” (Is 6,8), a CF 2013 propõe-nos a, como Igreja, olhar para a realidade dos nossos jovens, acolhê-los e desenvolver neles a participação na comunidade eclesial e na sociedade.
       A abertura oficial da Campanha da Fraternidade será paralelamente na Sede da CNBB, em Brasília, e na Arquidiocese de Natal.  Na Arquidiocese de Fortaleza será aberta em dois momentos: às 14 horas no Centro de Pastoral Maria, Mãe da Igreja, onde ocorrerá uma coletiva de imprensa com a Equipe Arquidiocesana de Campanhas, e na Catedral Metropolitana de Fortaleza, a partir das 18h30min, com missa celebrada por Dom José Antônio, Arcebispo de Fortaleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário