Começou o Ano da Fé
"Ali chegados, reuniram a igreja e contaram quão grandes coisas Deus fizera com eles, e como abrira a porta da fé aos gentios." (At 14,27)
Desde o último dia 11 de outubro a Igreja Católica vivencia o Ano da Fé, um período para professar e testemunhar a Fé em que acreditamos. O Ano da Fé foi proclamado pelo Sumo Pontífice, Papa Bento XVI, em comemoração pelos 50 anos da elaboração do Concílio Vaticano II, documento considerado como marco da renovação da Igreja, e pelos 20 anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica e se estenderá até o dia 24 de novembro do ano que vem, na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo.
Não é a primeira vez que o Vaticano proclama um Ano da Fé. Em 1967, o então predecessor de São Pedro, Paulo VI, proclamou-o para comemorar o nono centenário do martírio de São Pedro e São Paulo.
Desta vez, ao comemorar documentos tão importantes na vida eclesial, os objetivos, entre tantos outros, são resgatar e intensificar a fé do povo na liturgia, meditar o conteúdo do Concílio Vaticano II e do Catecismo para melhor aplicá-lo e testemunharmos nossa fé, caridade e esperança, bem como anunciar o evangelho.
No documento eclesial que proclama o santo período, a carta apostólica "Porta Fidei" (em português, a porta da Fé), o Santo Papa alerta para a Fé como uma porta sempre aberta para nós, ainda que estejamos vivenciando uma crise na Crença em Deus nos dias atuais. Alertando para o fato de ter início no Batismo e se prolongar até a Vida Eterna, advinda com a morte do nosso corpo, pede a crença sempre viva na Santíssima Trindade. "Só acreditando é que a Fé cresce e se revigora." (Bento XVI, Carta Ap. Porta Fidei, 7) " A fé nos permite perceber, com um olhar sempre novo, as maravilhas que Deus realiza por nós." (Bento XVI, Carta Ap. Porta Fidei, 15)
Atendamos ao chamado da Igreja Católica para vivenciarmos verdadeiramente este "Ano da Fé" e que possamos entendê-la melhor para sermos dignos de vivê-la como viveram muitos como São Paulo, a Virgem Bem Aventurada Maria e os Santos Apóstolos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário